quarta-feira, 30 de março de 2011

Djokovic derrota freguês, soma a 23ª vitória seguida e avança em Miami

Nos últimos oito duelos com Viktor Troicki, Novak Djokovic venceu todos. Nos últimos 22 jogos, Novak Djokovic acumulou 22 vitórias. Com as estatísticas e a excelente fase a favor, o resultado não poderia ser muito diferente nesta terça-feira. O atual número 2 do mundo derrotou Troicki mais vez, agora por 6/3 e 6/2, e avançou às quartas de final do Masters 1.000 de Miami.
Com seu 23º triunfo consecutivo, Djokovic, que ainda não perdeu em 2011, será grande favorito mais uma vez na próxima fase. Seu adversário será Kevin Anderson (40 do mundo), que surpreendeu ao chegar tão longe em Miami. O sul-africano, que eliminou Nikolay Davydenko na primeira rodada, derrotou nesta terça o americano John Isner (33) por 6/3 e 7/6(4).
Campeão em Miami em 2007 e vice em 2009, Djokovic tenta o bi no torneio da Flórida. Este ano, ele venceu todos os torneios que disputou (Australian Open, ATP 500 de Dubai e Masters 1.000 de Indian Wells) e já acumula vitórias sobre Rafael Nadal, Roger Federer e Andy Murray





Novak Djokovic tênis Miami oitavas (Foto: Getty Images)
Novak Djokovic concentrado em mais um título em 2011.


Zvonareva vence Radwanska e agora joga contra Clijsters na semi

Mais regular em quadra, Vera Zvonareva confirmou o favoritismo e derrotou a polonesa Agnieszka Radwanska, em 1h34min nesta quarta-feira, por 2 sets a 0. Com parciais de 7/5 e 6/3, a russa se classificou para a semifinal do WTA de Miami e agora enfrenta a belga Kim Clijsters, número 2 do ranking.
Zvonareva abriu o primeiro set quebrando o saque de Radwanska, que devolveu na sequência. As duas confirmaram seus serviços seguintes, até que a número 3 do mundo voltou a quebrar o serviço da polonesa e fechou a parcial em 7/5.
No segundo set, Zvonareva aproveitou-se dos erros de Radwanska e quebrou o serviço da adversária em três oportunidades. A polonesa até ensaiou uma reação, mas não teve fôlego para evitar nova derrota, desta vez por 6/3.




Vera Zvonareva (Foto: AP)
Zvonareva irá enfrentar a atual número dois do mundo Kim Clijsters.


Nadal dá show e derrota ucraniano em menos de uma hora em Miami

"Imprevisível" e "não-ortodoxo", como vem sendo rotulado pelos rivais, Alexandr Dolgopolov mal deu trabalho para Rafael Nadal nesta terça-feira. O número 1 do mundo não se incomodou com os slices e variações do rival e avançou às quartas de final do Masters 1.000 de Miami.
Por 6/1 e 6/2, em apenas 59 minutos, Nadal, que brilhou com passadas de todos os jeitos, marcou um duelo com Tomas Berdych (7 do mundo), que também triunfou nesta terça. O tenista tcheco derrotou o alemão Florian Mayer (39) por 6/3, 2/6 e 7/6(4).
Vice-campeão em 2005 e 2008, anos em que foi superado por Roger Federer e Nikolay Davydenko, respectivamente, Nadal ainda tenta seu primeiro título no torneio da Flórida. O caminho em 2011 será complicado. Se passar por Berdych, pode enfrentar Federer já nas semifinais. Mesmo que derrote o suíço, ainda pode encarar na final Novak Djokovic, que ainda não perdeu na temporada.







Rafael Nadal tênis Miami oitavas (Foto: Getty Images)
Nadal tenta seu primeiro título no Masters 1.000 de Miami.

O tcheco Tomas Berdych deu fim à sequência de surpresas impostas pelo alemão Florian Mayer no Masters 1000 de Miami. Sétimo favorito ao título do torneio americano, ele venceu por 2 sets a 1, com parciais 6/3, 2/6 e 7/6 (7/4), após duas horas e 25 minutos de jogo.
Em três partidas em Miami, Mayer havia eliminado dois cabeças de chave. Depois de estrear contra o croata Ivo Karlovic, superou os espanhóis Albert Montanes, 20º favorito ao título, e Nicolás Almagro, cabeça de chave 11.
Nas quartas de final, Berdych terá pela frente o  espanhol Rafael Nadal, líder do ranking mundial, que ganhou do ucraniano Alexandr Dolgopolov por 6/1 e 6/2 em menos de uma hora.
 



Próximo rival de número 1 do mundo será checo Tomas Berdych, que eliminou alemão Florian Mayer. Foto: AP
O tcheco Tomas Berdych não deu chances
 para Florian Meyer e se garantiu nas quartas de final.
 

Em dois sets suados, Fish ganha de Del Potro e vai às quartas em Miami

Mardy Fish, número 15 do mundo, está nas quartas de final do Masters 1.000 de Miami. O americano, segundo melhor tenista de seu país atualmente, conseguiu a vaga ao derrotar o argentino ex-top 10 Juan Martín Del Potro, em uma dura partida de 2h25m: 7/5 e 7/6(5).
O primeiro set do jogo desta terça-feira foi decidido em um golpe de sorte a favor do americano. Depois que Del Potro desperdiçou cinco break points no nono game e Fish não converteu nenhum dos quatro set points que teve no décimo, o americano voltou a ter chances no 12º game. O argentino se salvou do primeiro, mas uma bola que tocou na fita e morreu do lado do argentino decidiu a parcial a favor de Fish: 7/5.
O segundo set foi tão equilibrado quanto o primeiro, e a decisão foi para o tie-break. Fish abriu 5/0, mas viu Del Potro reagir e encostar no placar. O argentino salvou dois match points e deixou o placar em 6/5 para o americano. Fish, então, encaixou um bom saque e viu a devolução do adversário cair fora da quadra. Por 7/6(5), o tenista da asa passou às quartas de final.
Classificado para as quartas pela primeira vez na carreira, Fish terá pela frente o número 6 do mundo, David Ferrer. O espanhol, que ainda não precisou enfrentar nenhum cabeça de chave em Miami, avançou nesta terça-feira ao derrotar o compatriota Marcel Granollers por 6/1 e 6/2 em 60 minutos.
Se chegar às semifinais, Fish se tornará o tenista número 1 dos Estados Unidos. O atual mais bem ranqueado do país é Andy Roddick, oitavo na lista da ATP, mas que deixará o top 10 porque foi eliminado na primeira rodada em Miami. Como conquistou o título do mesmo torneio em 2010, Roddick perdeu quase mil pontos nesta semana.






Mardy Fish tênis Miami oitavas (Foto: Getty Images)
Mardy Fish na vitória sobre Juan Martín Del Potro.


Clijsters salva cinco match points e derrota sérvia

Kim Clijsters e Ana Ivanovic foram relegadas à quadra dois do Crandon Park em Miami, mas quem assistiu ao jogo não se decepcionou. Pelo menos os torcedores da belga que salvou cinco match-points e venceu a sérvia em uma virada espetacular nas oitavas de final do WTA Premiere.
O jogo já havia sido adiado por conta da chuva e foi ainda atrasado em mais de duas horas sendo assim movido para a quarta quadra do complexo. Ivanovic tinha 5 a 1 de vantagem na segunda etapa e teve cinco match-points, um 0 a 40 no sétimo game, mas desperdiçou todas as chances caindo por 2 sets a 1 com parciais de 7/6 (7/4), 3/6 e 7/6 (7/5).
O jogo foi bastante nervoso e as duas tenistas não sacaram bem somando 18 duplas-faltas (11 de Kim e sete de Ivanovic) com nove quebras de serviço.
Este foi o quarto embate entre as tenistas e Clijsters, dona de quatro títulos de Grand Slams, se mantém invicta. Seu próximo desafio será nesta quarta-feira em busca da semifinal diante da bielorussa Victoria Azarenka que ontem bateu a russa Anastasiya Pavlyuchenkova em três sets.




Em outra partida desta terça, a belga Kim Clijsters salvou cinco match-points e para vencer a sérvia Ana Ivanovic em uma virada espetacular. Foto: AFP
A belga comemorou muito com vitória em jogo espetacular.


Sharapova sofre com lesão, mas vence batalha e enfrenta sensação alemã

A russa Maria Sharapova sofreu na noite desta terça-feira no torneio Premier de Miami. Com uma lesão no pé esquerdo e jogando muito mal, ela ainda conseguiu se superar e segurar a adversária, a romena Alexandra Dulgheru, vencendo por 2 sets a 1 de virada, em parciais de 3/6, 7/6 (6) e 7/6 (5), após três horas e 28 minutos de partida, e avança à semifinal.
A musa do Leste Europeu esteve muito distante de ter uma boa jornada, principalmente no primeiro set, onde mostrou um jogo bastante equivocado, e totalizou 27 erros não-forçados na parcial em que perdeu por 6/3.
No segundo set, Sharapova se recuperou e não perdeu tantos pontos, vendo a rival manter a perseguição no placar, levando a disputa para o tie-break. Ela chegou a ter 6/1 a seu favor, mas voltou a mostrar um desempenho falho e deixou a romena de aproximar, vencendo apenas depois do tie-break estar empatado em 6-6, fazendo a seguir 8-6 e igualando o jogo em 1 a 1.
No terceiro set a mesma situação se repetiu, com a russa de 23 anos apenas garantindo os games para não ficar atrás de Dulgheru, que mostrou regularidade mais uma vez ao levar de novo a disputa do set derradeiro para o tie-break. Nele, Sharapova deu menos chances à romena, e fechou em 7/5 para vencer o jogo após quase 3h30 de partida.
Na semifinal ela irá enfrentar a sensação da temporada, Andrea Petkovic. A alemã dançou novamente, em movimentos que faz para comemorar suas vitórias ainda em quadra, desta vez após vencer a sérvia Jelena Jankovic por 2 sets a 1, em parciais de 2/6, 6/2 e 6/4 - ela também havia passado pela dinamarquesa Caroline Wozniacki, líder do ranking mundial.
Petkovic tornou popular sua "dancinha da vitória" pela primeira vez justamente em duelo contra Sharapova, em jogo válido pelas oitavas de final do Aberto da Austrália, quando venceu por 2 sets a 0 (6/2 e 6/3). No primeiro confronto entre as duas, no ano passado, no entanto, a russa havia levado a melhor.





 . Foto: Getty Images
Sharapova vibrou muito depois
da vitória sobre a romena Alexandra Dulgheru.


Federer passa como quer por Rochus e segue no Masters de Miami

Precisando de somente 51m30s, o suíço Roger Federer carimbou seu passaporte às quartas de final do Masters 1.000 de Miami ao derrotar, na madrugada desta quarta-feira, o belga Olivier Rochus por fáceis 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/1. Irritado por ter de esperar por mais de três horas o duelo entre Sharapova e Dulgheru, o número 3 do mundo entrou em quadra disposto a fazer logo seu trabalho. E fez.
Sem ser ameaçado em nenhum momento, Federer deixou clara a diferença de categoria em relação ao rival, 89º do ranking da ATP. Após incontestáveis 6 games a 3 no primeiro set, o suíço atropelou Rochus no segundo, fazendo 6 a 1 e liquidando a fatura.
Devidamente garantido nas quartas de final, Roger Federer enfrentará agora o francês Gilles Simon (27º do mundo), que eliminou o sérvio Janko Tipsarevic (44º) por 2 sets a 1 (parciais de 4/6, 7/6 e 6/2).






Roger Federer, no Masters 1.000 de Miami (Foto: AP)
Roger Federer aniquilou Olivier Rochus
e segue na luta pelo título do Masters 1.000 de Miami.


domingo, 27 de março de 2011

Japonês dá trabalho, mas Rafael Nadal estreia vencendo em Miami

Rafael Nadal encontrou dificuldades em sua estreia no Masters 1.000 de Miami. Apesar da vitória por 2 sets a 0, duplo 6/4, o número 1 do mundo teve trabalho e precisou de 1h48m para derrotar o japonês Kei Nishikori, 62º do ranking, na noite deste sábado, avançando para a terceira fase.
O espanhol vai agora enfrentar seu compatriota Feliciano Lopez (41º do ranking), que derrotou o argentino Juan Ignacio Chela (28º) por 2 sets a 1, parciais de 7/6(3), 3/6 e 6/4, em 2h07m.
Logo no terceiro game, Nadal precisou salvar dois break points do japonês para confirmar seu saque, mas depois quebrou o serviço adversário no game seguinte e abriu 3/2. O espanhol seguiu com dificuldades no seu saque e, no oitavo game, mais uma vez salvou dois break points, mas seguiu firme até fechar o set em 6/4.
O líder do ranking começou bem o segundo set e, logo no primeiro game, conseguiu quebrar o saque do adversário. Nishikori seguiu sendo pressionado e precisou salvar um break point no terceiro game, mas conseguiu confirmar seu saque. Mesmo sem uma atuação brilhante, Rafael Nadal aproveitou a quebra de vantagem e venceu outra vez por 6/4.






Rafael Nadal (Foto: AP)
Nadal comemora após vitória sobre japonês.


Bellucci deixa jogo escapar e acaba derrotado por James Blake em Miami

Thomaz Bellucci não vai enfrentar Novak Djokovic no Masters 1.000 de Miami. Culpa do brasileiro, que deixou escapar uma vitória sobre o americano James Blake, atual número 173 do mundo e longe do tênis que o levou ao top 10. Depois de vencer o primeiro set com facilidade, Bellucci bobeou e acabou eliminado por 2/6, 6/4 e 7/6(6), em 1h59m de jogo.
Tivesse triunfado, Bellucci estaria aguardando por um duelo com o Novak Djokovic, vice-líder do ranking mundial. Ainda invicto em 2011 e campeão do Australian Open, do ATP 500 de Dubai e do Masters 1.000 de Indian Wells, Nole enfrentará o uzbeque Denis Istomin ainda nesta sexta. Caso vença, encontrará James Blake.
A partida entre Bellucci e Blake foi desequilibrada apenas no primeiro set, vencido pelo brasileiro em 27 minutos. Até o oitavo game do segundo set, o americano havia vencido apenas dois pontos no serviço do brasileiro. No entanto, no décimo game, o jogo, que vinha sob controle do brasileiro, mudou radicalmente de direção. Blake enfim conquistou um break point e, contando com uma dupla falta de Bellucci, conseguiu a quebra e forçou o terceiro set.
Na parcial decisiva, apenas Bellucci teve oportunidades. No 11º game, o brasileiro teve dois break points, mas não aproveitou. Blake confirmou o serviço e, sem mais sustos até o fim da parcial, a decisão foi para o tie-break. Assim como no resto da parcial, os saques prevaleceram. O americano conseguiu um ponto no serviço de Bellucci e abriu 4/1. O brasileiro ficou abaixo por 3/6 e ainda salvou três match points. No quarto, porém, Blake consolidou a vitória.
- Saí jogando taticamente perfeito, o Blake não conseguia fazer nada até o 4/5 do segundo set. Depois cometi duas duplas faltas e perdi a mão, dei todas as chances para ele virar. No terceiro set também tive as minhas oportunidades, mas não soube aproveitar. Mais um dia para se esquecer - disse o brasileiro em comunicado enviado por sua assessoria.





Thomaz Bellucci tênis Miami 2r (Foto: AP)
Thomaz Bellucci cometeu muitos erros no terceiro set da partida.


sexta-feira, 25 de março de 2011

Sharapova passa fácil por croata; Na Li e Wickmaier perdem

A russa Maria Sharapova não teve dificuldades para avançar à terceira rodada do Masters 1000 de Miami. Jogando simples e impondo seu tênis, a ex-número 1 do mundo bateu a croata Petra Martic por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2.
Ganhando 75% dos pontos disputados em seu primeiro saque, Sharapova conseguiu uma quebra no começo da primeira parcial e manteve a vantagem até o final, quebrando novamente o saque da rival para vencer o primeiro set.
Mais tranquila, abriu 5 a 1 no segundo set e depois trocou games com a rival para fechar em 6 a 2. Com a vitória, ela agora encara a vencedora do confronto entre a compatriota Nadia Petrova e a alemã Sabine Lisicki.
O ala-pivô do Heat, da NBA, visitou o torneio de tênis e posou para fotos com a russa e sua adversária desta quinta-feira, a croata Petra Martic, convidada dos organizadores do evento.

As decepções do dia ficaram para a chinesa Na Li e a alemã Yanina Wickmaier. Ambas lutaram bastante, mas foram superadas por 2 sets a 1 por Johanna Larsson (7/5,6/7(5),7/6(5), da Suécia, e Elena Vesina (6/2,5/7,6/4), da Rússia.
Na próxima rodada, a sueca encara a romena Alexandra Dulgheru, enquanto Vesnina enfrenta a vencedora do duelo entre Shahar Peer e Anabel Medina Garrigues.




Maria Sharapova tênis Chris Bosh nba Petra Martic Miami (Foto: agência Getty Images)
Sharapova com seus 1,88m ficou "baixinha"
ao lado do jogador de basquete Chris Bosh.


Wozniacki vence sétimo jogo seguido e avança à terceira rodada em Miami

Caroline Wozniacki segue em grande fase. Sem perder ritmo depois da conquista do WTA de Indian Wells, no último domingo, a dinamarquesa número 1 do mundo ultrapassou sem sustos seu primeiro obstáculo no WTA de Miami. Por 6/2 e 7/5, ela derrubou a americana Bethanie Mattek.
O triunfo desta quinta-feira foi o sétimo seguido de Wozniacki, que acumula 15 vitórias em seus 16 últimos jogos no circuito. No período, ela conquistou o título do WTA de Dubai e foi vice-campeã no WTA de Doha, antes do título em Indian Wells.
Sua próxima adversária na Flórida será a eslovaca Daniela Hantuchova, ex-top 10 e atual 30ª colocada no ranking mundial. Também nesta quinta, ela derrotou a americana Melanie Oudin por 6/1 e 6/3 e se garantiu na terceira rodada.
Outras favoritas avançaram sem problemas em Miami. Número 5 do mundo, Samantha Stosur perdeu apenas três games na vitória sobre a chinesa Jie Zheng (6/2 e 6/1). Svetlana Kuznetsova, 15ª da lista da WTA, aplicou um pneu e eliminou a romena Simone Halep por 6/0 e 6/4. Andrea Petkovic, 23ª do mundo, bateu a qualifier local Jamie Hampton por 6/2 e 7/5.





Caroline Wozniacki tênis 2r Miami (Foto: Getty Images)
Caroline Wozniacki executando sua direita.


terça-feira, 22 de março de 2011

Wozniacki derrota azarão Bartoli e se consolida como 1ª do ranking nos EUA

Desta vez, não teve surpresa. Derrotada na final em 2010, Caroline Wozniacki enfim conquistou o título do WTA de Indian Wells, nos Estados Unidos. Com uma bela atuação diante da francesa Marion Bartoli, a número 1 do mundo fez 6/1, 2/6 e 6/3 e levantou o troféu do importante torneio californiano. É seu segundo triunfo em 2011. Campeã em Dubai e vice em Doha, a dinamarquesa de 20 anos disputou as finais dos últimos três eventos de que participou.
A conquista deste domingo dá sequência a uma fase impressionante da carreira de Wozniacki. Maior vencedora da temporada, com 19 vitórias, ela chegou às finais em oito dos últimos 11 torneios onde jogou e levantou troféus de campeã em seis deles.
Sua liderança no ranking também será ampliada graças à boa campanha em Indian Wells. Wozniacki ficará pelo menos mais duas semanas como número 1 do mundo. Bartoli, por sua vez, voltará a figurar no top 10 - algo que não acontece desde junho de 2008.
O primeiro set durou exatos trinta minutos e vinte e seis segundos. Para não dizer que foi extremamente fácil, Wozniacki levou um susto no terceiro game, na única quebra de Bartoli. Ainda assim, a francesa não teve força suficiente para incomodar a rival. Sem confirmar nenhum de seus saques, a número 17 do mundo caiu sem reagir: 6/1 para a dinamarquesa.
No primeiro game do segundo set, Bartoli confirmou seu primeiro serviço na partida, mas com muita dificuldade. Na sequência, no entanto, a francesa mostrou que estava disposta a engrossar o jogo. Deu trabalho para Wozniacki e voltou a quebrar o saque da líder do ranking. Embalou e confirmou seu serviço em seguida.
Bartoli conseguiu manter o jogo agressivo e consistente durante todo o segundo set. Por 6/2, com direito a nova quebra no oitavo game, ela fechou a parcial e levou a decisão para o terceiro set.
A número 1 do mundo, porém, começou a parcial decisiva com uma postura um pouco mais agressiva, deslocando mais a rival. Bartoli, que nunca foi uma tenista das mais ágeis em quadra, sentiu a diferença, perdendo o saque no primeiro e no quinto games. Ela ainda devolveu uma das quebras, mas sucumbiu com seu serviço novamente no nono game.





Caroline Wozniacki tênis Indian Wells final troféu (Foto: AP)
Caroline Wozniacki festeja com o troféu de Indian Wells nas mãos.


Djokovic derrota Nadal em Indian Wells e tem o melhor começo de temporada em 25 anos

O sérvio Novak Djokovic colocou mais um na sua lista de fregueses de 2011.
Dessa vez foi nada menos do que o espanhol e número 1 do anking da ATP Rafael Nadal. Djokovic, ao passar por Roger Federer nas semifinais, já tinha conquistado o 2º lugar do ranking, deixando para trás o próprio suíço , na 3ª colocação.
No primeiro set, Nadal conseguiu a primeira quebra do jogo no quinto game, mas o sérvio devolveu na sequência. No sétimo game, que muitos consideram chave, mais uma quebra do Nadal. E daí em diante, só deu o espanhol que fechou o set, com seu saque em zero, em 47 minutos por 6 a 4.
Djokovic se recuperou e quebrou mais uma vez o serviço do espanhol. Com seu saque deixou a partida igualada em um set para cada lado. Em uma hora e um minuto, Djokovic fazia 6 a 3 e forçava o terceiro set.
Nesse último capítulo é que se viu o melhor Djokovic. Rapidamente abriu 4 a 0 com uma precisão, agressividade e diversidade de golpes fantásticos. Dominava Nadal do fundo da quadra, na rede, jogando bolas curtinhas. O espanhol estava perdido no courrt central. Mesmo assim, o número 1 tentou uma reação. Teve chances de quebrar o serviço do sérvio mas falhou. E cada jogador garantiu seu saque.
Djokovic fechou a partida vencendo o terceiro parcial por 6 a 2, com seu serviço em zero, em duas horas e 25 minutos de jogo. Comemoração e afirmação. Djokovic, é hoje sem sombra de dúvidas, o melhor jogador do mundo.




Novak Djokovic jogou muito bem os dois últimos sets
 e provou porque é o melhor jogador do mundo atualmente


domingo, 20 de março de 2011

Finais do Banana Bowl

Os primeiros campeões da 41ª Edição do Banana Bowl, o mais tradicional torneio infanto-juvenil do Brasil, foram definidos na manhã deste sábado, no Bela Vista Country Club, em Gaspar (SC). Júlia Gomide e Orlando Luz nos 14 anos, e Carolina Meligeni Alves, com direito a "bicicleta" (duplo 6/0), levantaram os títulos do tradicional torneio, vencendo jogadores da Argentina na decisão. Nos 16 masculino, o título ficou com o argentino Pedro Cachin, que venceu o brasileiro Gabriel Hocevar em parciais de 6/3 6/1.
Os primeiros campeões do dia saíram da categoria 14 anos. Orlando Luz confirmou sua hegemonia na categoria, vencendo o argentino Federico Herrera com duplo 6/1. "Estou muito feliz com mais esse título. Estou jogando bem, só tenho que agradecer a todos, foi uma boa semana", completou Luz.
No feminino, a jovem Júlia Gomide teve de se superar para vencer a também argentina Edith Monzón, que chegou a ter 7/5 4/2, mas acabou levando a virada da brasileira, em parciais de 5/7 7/5 e 6/2.
Nos 16, Carolina Meligeni Alves derrubou a argentina Ana Victoria Monllau. Firme desde o início da partida, Carolina esteve irrepreensível, e não cedeu um game sequer à adversária, vibrando a cada ponto e quebra de serviço, antes de fechar a partida com 6/0 6/0.
"Desde o começo do torneio eu estava confiante, mas quando vi a chave fiquei preocupada, porque muitas das jogadoras já tinham ganhado de mim. Joguei muito solta hoje, pra uma final é bem difícil jogar tão bem, então estou bem feliz", disse ela, que é sobrinha do ex-jogador Fernando Meligeni. "Conversei com ele algumas vezes durante a semana, ele me ajudou bastante", completou ela.
Nos 12 anos, que conta pontos de Grupo 1 para o Ranking CBT, o baiano Lucas Cruz venceu Felipe Tosello na decisão por 6/2 6/1. No feminino, o título ficou com Nicole Souza, que bateu Thaísa Pedretti por 6/4 6/0.
Na categoria de 18 anos masculino, quem levou o título foi o francês Mathias Bourgue, que derrotou o boliviano cabeça de chave número 1 Hugo Dellien, com parciais de 6/7, 6/4 e 6/4.

Carolina Alves Meligeni tênis André Sá SÓ USAR NO BANANA BOWL (Foto: Marcelo Ruschel / POA Press)
Carolina Meligeni recebe o trofeu das mãos de André Sá


Djokovic bate Federer pela terceira vez seguida e fará final contra Nadal

Três jogos, três vitórias. Novak Djokovic derrotou Roger Federer mais uma vez em 2011 e garantiu, neste sábado, seu lugar na final do Masters 1.000 de Indian Wells. O triunfo por 6/3, 3/6 e 6/2, em 2h06m, também colocará o sérvio como novo número 2 do mundo a partir de segunda-feira, quando a ATP divulgar o ranking atualizado.
Invicto desde o fim do ano passado, Djokovic agora acumula 19 triunfos consecutivos - 17 em 2011 e dois na final da Copa Davis de 2010. Ele voltará a colocar sua série em jogo neste domingo, contra Rafael Nadal. O número 1 do mundo, que busca o tricampeonato no torneio californiano, garantiu sua vaga mais cedo ao derrotar o argentino Juan Martín Del Potro.
Federer e Djokovic começaram o jogo sacando bem e confirmaram os dois primeiros serviços sem perder pontos. O sérvio foi o primeiro a ter vantagem. Usando boas direitas anguladas para deslocar o adversário, Nole, como é conhecido, teve dois break points no quinto game. No segundo deles, Federer jogou uma direita na rede e perdeu o saque.
Disposto a sair da quadra com a vice-liderança do ranking, Djokovic seguiu dominando e usando todo seu arsenal. Deu curtinhas, lobs, passadas e se defendeu de forma espetacular. No nono game, o sérvio conseguiu dois set points no saque de Federer. Errou a primeira bola, mas contou com uma direita errada do adversário para fechar a parcial em 6/3.
Assim como nas outras duas vitórias sobre Federer este ano, Djokovic saiu perdendo no segundo set. O suíço aproveitou-se da postura menos agressiva do adversário no começo da parcial e obteve a quebra no terceiro game quando encaixou uma indefensável paralela de direita.
Desta vez, porém, Federer, que não havia vencido sets em cima do sérvio em 2011, não permitiu reação. O suíço foi agressivo e consistente até o fim da parcial e, no nono game, conseguiu mais uma quebra. Por 6/3, mesmo placar do set anterior, ele levou a decisão para o terceiro.
O momento mudou logo no começo da última parcial, e o jogo tomou ares de partida feminina: muitas quebras de saque e duplas faltas. Federer perdeu o serviço no primeiro game, mas Djokovic teve sua vantagem anulada no quarto game, com dois erros e uma dupla falta. Em seguida, Federer devolveu a "gentileza". Depois de abrir 40/15, errou três bolas e fez uma dupla falta para perder mais uma vez o saque.
Era a pior hora possível para isso, mas o suíço atravessou um péssimo momento quando tinha de decidir o terceiro set. Djokovic aproveitou, venceu 11 pontos seguidos e quebrou o saque do rival novamente no sétimo game. Com o serviço em 5/2, o sérvio ainda salvou um break point antes de confirmar e fechar o jogo.




Novak Djokovic tênis Indian Wells semifinais (Foto: Agência Reuters)
Djokovic ainda está invicto na temporada:
agora são 19 vitórias consecutivas.


sábado, 19 de março de 2011

Wozniacki arrasa Sharapova e vai à final na Califórnia

Caroline Wozniacki está na final de Indian Wells. Ao bater facilmente Maria Sharapova por 2 sets a 0 (parciais de 6/1 e 6/2), nesta sexta-feira, a dinamarquesa decidirá neste domingo o título do torneio com a francesa Marion Bartoli. Pela segunda vez consecutiva, a número 1 do ranking da WTA chega à fase derradeira do torneio californiano.
No chamado duelo das musas, Wozniacki já começou arrasadora. Venceu o primeiro set por 6/1, não dando a menor chance para a rival russa, ex-melhor do mundo e atual 18ª.
Resoluta, a dinamarquesa não diminuiu o ritmo no set seguinte e matou o jogo ganhando por 6 a 2, completando o trabalho em 1h20m.
Após a categórica vitória desta sexta, Caroline Wozniacki terá a chance de conquistar seu primeiro título da competição. Neste sábado, a bela dinamarquesa duelará com Marion Bartoli que, pela primeira vez chega à final em Indian Wells.
Bartoli e Wozniacki já se enfrentaram seis vezes, e a atual número 1 do mundo leva vantagem nos confrontos diretos (venceu quatro jogos, inclusive o último deles, disputado no WTA de Doha deste ano, que terminou com um duplo 6/1).
Atual 17ª do mundo, Marion Bartoli, chegou à decisão após derrotar, também nesta sexta-feira, a belga Yanina Wickmayer igualmente por 2 a 0, com parciais de 6/1 e 6/3.




Caroline Wozniacki, tenista dinamarquesa (Foto: AP)
Wozniacki comemora vitória que lhe
valeu uma vaga na final nos EUA


Bartoli passa por Wickmayer e está na final na Califórnia

A francesa Marion Bartoli se classificou nesta sexta-feira para a final do torneio de Indian Wells, nos Estados Unidos, ao bater a belga Yanina Wickmayer por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/3, e agora espera o duelo entre a dinamarquesa Caroline Wozniacki e a russa Maria Sharapova para conhecer a adversária.
Em 1h25min, Bartoli entrou para a história ao ser a primeira francesa a chegar na final da competição na cidade americana. Antes, apenas um homem, Guy Forget, em 1991, havia conseguido o feito.
Além disso, a atual número 17 do ranking mundial quebrou uma incômoda sequência de sete derrotas em semifinais. A última decisão que havia disputado foi em Stanford (EUA), em 2009.
Foi a terceira vitória de Bartoli sobre Wickmayer, 25ª da lista da WTA, para a qual a francesa ainda não perdeu.








Bartoli vibra com vitória por 2 a 0.


Nadal derrota Del Potro e fica a uma vitória do tricampeonato do torneio

Rafael Nadal lutará pelo tricampeonato do Masters 1.000 de Indian Wells neste domingo. Com uma bela vitória por 6/4 e 6/4 sobre o argentino Juan Martín Del Potro, o atual número 1 do mundo garantiu mais uma vez sua vaga na final do torneio californiano. O espanhol agora espera a semi entre Roger Federer e Novak Djokovic para conhecer seu adversário.
Curiosamente, nos últimos cinco anos, Nadal foi eliminado nas semifinais em 2006, 2008 e 2010, mas foi campeão nos anos ímpares: 2007 e 2009. A decisão deste domingo será sua primeira desde o ATP Finals, em dezembro do ano passado. Em 2011, o espanhol perdeu nas semifinais do ATP 250 de Doha e nas quartas do Australian Open.
Apesar do break point obtido no primeiro game, o começo de partida não foi nada animador para Rafael Nadal. O espanhol cometeu seguidos erros no segundo e no terceiro games e viu Juan Martín Del Potro abrir 3/0. Sacando mal e sem confiança no backhand, o número 1 do mundo só saiu do zero no quarto game. Depois disso, foi aos poucos se sentindo mais à vontade.
Com bons slices para mudar o ritmo das trocas de bola, Nadal enfim conseguiu a quebra no sétimo game, graças a uma passada de backhand na paralela. O momento do jogo mudou, e os erros do espanhol desapareceram. Com duas esquerdas vencedoras e dois erros do argentino, Nadal quebrou mais uma vez no nono game. Del Potro ainda ameaçou com 0/30 em seguida, mas o espanhol venceu quatro pontos seguidos e fechou a parcial em 6/4.
O argentino, que só conseguiu três bolas vencedoras no set inicial, começou o segundo set atacando mais. No quarto game, Delpo teve duas chances de quebra, mas Nadal se salvou com um belo saque e um forehand vencedor. Em seguida, o espanhol manteve o embalo e, com uma backhand na paralela, conseguiu a passada que lhe rendeu a quebra para abrir 3/2 na parcial.
Como costuma acontecer, Nadal jogou ainda mais à vontade no resto do jogo. Sem dar novas chances ao argentino, o número 1 do mundo manteve seu serviço até o fim.







O espanhol vibra com a vitória neste sábado sobre o argentino.

Federer bate compatriota e irá enfrentar rival em Indian Wells

Em busca da vice-liderança do ranking mundial, o suíço Roger Federer eliminou nesta sexta-feira seu compatriota Stanilas Wawrinka por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4, e terá pela frente, na semifinal do Masters 1000 de Indian Wells, o embalado Novak Djokovic.
Apesar de Wawrinka ser o seu companheiro nas duplas (inclusive, os dois estão também na semi da competição), Federer não aliviou e fechou a conta em apenas 64 minutos.
Na semifinal do torneio californiano, Federer terá pela frente seu "algoz" recente Djokovic. Nos dois duelos realizados na temporada, o sérvio - que ainda não perdeu em 2011 e acumula uma sequência de 16 vitórias - levou a melhor: no Aberto da Austrália e no ATP 500 de Dubai.
Apesar de o panorama recente ser desfavorável, na soma geral, quem dá as cartas é Federer. São 13 vitórias, contra oito de Djokovic.
A outra semifinal confrontará o espanhol Rafael Nadal, atual líder da ATP, e o argentino Juan Martin Del Potro.







Roger Federer não encontrou dificuldades contra seu compatriota Stanislas Wawrinka.

Federer e Wawrinka derrotam Nadal nas duplas e vão à final

Na noite desta sexta-feira, os suíços Roger Federer e Stanislas Wawrinka derrotaram os espanhóis Rafael Nadal e Marc Lopez, últimos campeões, por 2 sets a 0, parciais de 7/5 e 6/3, em 1h21m.
Os arquirrivais Roger Federer e Rafael Nadal ainda podem se reencontrar em Indian Wells, na final de simples. Neste sábado, às 15h, o espanhol encara o argentino Juan Martin Del Potro na semifinal do torneio. Em seguida, o suíço disputa uma vaga na decisão com o sérvio Novak Djokovic.
Neste sábado, Federer e Wawrinka vão enfrentar na decisão a dupla formada por Alexandr Dolgopolov (da Ucrânia) e Xavier Malisse (da Béliga). Em partida disputada na quinta-feira, eles derrotaram Rohan Bopanna e Aisam-Ul-Haq Qureshi no tie-break (3/6, 6/3 e 10/8).







Federer e Nadal se cumprimentam após o jogo e ainda podem se enfrentar.

sexta-feira, 18 de março de 2011

MOMENTO CURIOSIDADE

-> Quando Milos Raonic chegou a Melbourne para o Australian Open, ocupava apenas a 152ª posição no ranking mundial e teve de disputar o qualifying. Nas três semanas do torneio, Milos Raonic, 20 anos, assustou o mundo com seus saques que não raro ultrapassam os 220 km/h e alcançou as oitavas de final, derrubando pelo caminho o top 10 Mikhail Youzhny. Dois meses depois, o jovem canadense nascido em Montenegro, dono de uma das ascensões mais impressionantes dos últimos anos, já é o 37º melhor tenista do mundo e soma ao currículo o título do ATP 250 de San Jose, onde derrubou o também top 10 Fernando Verdasco na final.Raonic deixou Podgorica, sua cidade natal, aos 3 anos, enquanto seus pais fugiam da guerra civil na ex-Iugoslávia. Atualmente, o jovem tem fama nos dois países. Em Montenegro, além de tudo, é sobrinho do vice-presidente. No Canadá, já é o tenista mais bem ranqueado da história.
Comparado frequentemente com Pete Sampras - pelo saque monstruoso, a potente direita do fundo de quadra e o sólido jogo de rede -, o garoto de 1,96m lidera a ATP em aces na temporada (303, com média de 20,3 por jogo) e em porcentagem de pontos vencidos com o primeiro saque (81% - números oficiais divulgados no começo desta semana). Mesmo assim, acredita que tem muito a melhorar no fundamento.







Depois de uma excelente campanha no Australian Open, Raonic já tem assédio dos fãs e da imprensa.



Comparado frequentemente com Pete Sampras - pelo saque monstruoso, a potente direita do fundo de quadra e o sólido jogo de rede -, o garoto de 1,96m lidera a ATP em aces na temporada (303, com média de 20,3 por jogo) e em porcentagem de pontos vencidos com o primeiro saque (81% - números oficiais divulgados no começo desta semana). Mesmo assim, acredita que tem muito a melhorar no fundamento.

Bartoli derrota Ivanovic e vai à terceira semifinal na temporada

A francesa Marion Bartoli derrotou nesta quarta-feira a sérvia Ana Ivanovic por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 7/6 (7-4), e carimbou vaga na semifinal do Premier de Indian Wells, nos Estados Unidos.
Após ser beneficiada com o abandono da belga Kim Clijsters nas oitavas de final, Bartoli demonstrou cansaço - pois veio de uma lesão na panturrilha que a obrigou a parar por três semanas -, chegou a pedir atendimento médico em algumas ocasiões, porém bateu a rival.
Com o triunfo, a atual número 17 do ranking mundial assegurou três semifinais na atual temporada. As outras vezes foram em Brisbane, quando perdeu para a alemã Andrea Petkovic, e em Doha, torneio no qual parou na dinamarquesa Caroline Wozniacki.
Além disso, a francesa amenizou o retrospecto diante de Ivanovic. Agora, Bartoli tem três vitórias, uma a menos que a sérvia, que se sagrou campeã nas quadras californianas em 2008 e foi vice no ano seguinte.
Na próxima rodada, a francesa jogará contra a belga Yanina Wickmayer, que ganhou da israelense Shahar Peer, com duplo 6/3.







A sérvia lamenta a derrota para a francesa no torneio californiano.

Nas duplas, Federer vence e pega Nadal na semi de Indian Wells

O suíço Roger Federer confirmou que a boa fase na carreira se estendeu até às duplas. Nesta quinta-feira ele disputou as quartas de final do torneio Masters 1000 de Indian Wells ao lado do compatriota Stanislas Wawrinka, e venceu Mark Knowles e Michal Mertinak por 2 sets a 0, em parciais de 6/1 e 7/5, e avançou à semifinal onde enfrentará o arquirrival Rafael Nadal.
Wawrinka foi o parceiro de Federer quando o segundo melhor do mundo conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, o que comprova o entrosamento dos dois tenistas que já são amigos, e inclusive integram a seleção suíça na Copa Davis.
Os dois suíços dominaram o primeiro set, perdendo apenas um de sete games disputados, e cederam um pouco na segunda parcial, com quebras de ambos lados, mas se recuperaram antes que o jogo fosse para o tie-break.
Na semifinal, os suíços enfrentarão uma dupla de espanhóis, Nadal e Marc Lopez, que são os atuais campeões da competição, e que foram campeões no ATP 500 de Doha, no Catar. Na decisão, o vencedor do confronto enfrentará a dupla formada pelo ucraniano Alexandr Dolgopolov e o belga Xavier Malisse.


















Federer e Wawrinka se enfrentarão nas quartas de final do torneio de simples.

João Sorgi é eliminado no Banana Bowl e a final vai ser decidida entre estrangeiros

O tabu brasileiro da categoria 18 anos do Banana Bowl, o mais tradicional torneio infanto-juvenil do Brasil, continuará por mais um ano. Nesta sexta-feira, em Itajaí (SC), o jovem João Pedro Sorgi, último brasileiro que restava na chave principal do torneio, acabou eliminado pelo principal favorito Hugo Dellien, da Bolívia, em parciais de 6/4 7/6(7-4). Com a derrota, o Brasil completará 31 anos sem títulos no masculino em 2012.
Neste sábado, às 19h30, o boliviano Dellien decidirá sua sexta etapa da Gira Cosat 2011 contra o francês Mathias Bourgue, campeão da Copa Gerdau em 2010 e que tem mãe brasileira. Dellien foi campeão na Bolívia, no Equador, na Venezuela e na Costa Rica, chegando ao posto de 3º melhor juvenil do mundo.
No primeiro jogo do dia, Mathias Bourgue parou a ascensão do mexicano Marco Nuñez, responsável pela eliminação do brasileiro Bruno Sant'Anna nas quartas-de-final, com 6/1 7/5. Depois da partida, o francês se disse "em casa", e mostrou humildade. "Sempre fico feliz de jogar aqui, tenho bons amigos, mas só quero continuar jogando bem, é meu principal objetivo", disse ele.
Depois, João Sorgi entrou em quadra para enfrentar o favorito Dellien, que ainda não perdeu sets no torneio. Sorgi lutou muito, mas acabou vencido em dois sets. O brasileiro ainda se recuperou de 2/4 no segundo set e teve 6/5 e saque para levar o jogo para o terceiro set, mas falhou muito no final do set e acabou eliminado.
"Dei o meu máximo hoje, mas o Dellien foi melhor durante quase todo o jogo. Agradeço todo o apoio que eu recebi nesta semana e hoje, espero continuar melhorando a cada dia e um dia ser um bom profissional", disse o brasileiro.
No 18 feminino, no Tabajara Tênis Clube, em Blumenau, as semifinais foram definidas nesta sexta-feira. A peruana Patrícia Ku Flores, que bateu a norte-americana Victoria Duval em três sets, 0/6 6/3 e 6/1, pega a argentina Maria Vega, que derrubou a cabeça-de-chave nove, Jesika Maleckova, por duplo 6/3.
A outra semi será entre a colombiana Yuliana Lizarazo, que fez 7/6(4) 6/3 na cabeça-de-chave quatro, a montenegrina Danka Kovinic, e a eslovaca Viktoria Malova, que venceu Barbora Krejcikova por 6/3 6/2.
Já no Bela Vista Country Club, em Gaspar, foram conhecidos todos os finalistas dos 12, 14 e 16 anos.
O Brasil chegou à decisão dos 16 masculino com Gabriel Hocevar, que bateu o cabeça-de-chave quatro, o argentino Gonzalo Villanueva, por 6/3 6/2, e agora desafia o também portenho Pedro Chachin. No feminino, Carolina Meligeni Alves bateu a argentina Maria Agustina de Carli de virada, 1/6 6/2 e 6/2, e jogará a final contra a portenha Ana Victoria Monllau.
Nos 14 feminino, a jovem Júlia Gomide bateu a também brasileira Julia Stefani por 4/6 7/5 e 6/3, e decidirá a categoria contra a argentina Edith Monzón. E no masculino, Orlando Luz chegou a mais uma decisão no ano ao bater o argentino Lucas Luini por duplo 6/2. Ele enfrenta o também argentino Federico Herrera.















O boliviano Hugo Dellien derrotou o brasileiro João Sorgi.

Djokovic derrota Gasquet, vence o 16º jogo seguido e espera Federer

Mais um jogo, mais uma vitória. A rotina de Novak Djokovic em 2011 segue inalterada. Invicto na temporada, o sérvio derrotou Richard Gasquet por 6/2 e 6/4 nesta sexta-feira, passou às semifinais do Masters 1.000 de Indian Wells e somou seu 16º triunfo seguido desde o começo do ano.
O resultado coloca Djokovic, atual número 3 do mundo, a uma vitória da vice-liderança do ranking da ATP. Se avançar à final no torneio californiano, o sérvio ultrapassará Roger Federer. O suíço, aliás, pode ser seu próximo adversário. Para que os dois duelem em Indian Wells, basta que Federer derrote o compatriota Stanislas Wawrinka também nesta sexta-feira.
Djokovic e Federer já se enfrentaram duas vezes nesta temporada, e o sérvio venceu ambas. Primeiro, fez 7/6(3), 7/5 e 6/4 nas semifinais do Australian Open, em janeiro. Depois, em fevereiro, aplicou duplo 6/3 na final do ATP 500 de Dubai. Os dois jogos marcam as duas derrotas de Federer em 2011. O suíço também disputou o ATP 250 de Doha, no Qatar, onde foi campeão.



















Novak Djokovic: olho na bola e na vice-liderança do ranking.

Del Potro nem precisa entrar em quadra e avança às semis de Indian Wells

O argentino Juan Martin del Potro nem precisou entrar em quadra para avançar às semifinais do Masters 1000 de Indian Wells, nesta quinta-feira. Seu adversário, o espanhol Tommy Robredo, sentiu uma lesão na coxa esquerda e desistiu de disputar a partida.
Na briga por uma vaga na decisão do toneio norte-americano, Del Potro enfrenta o vencedor do confronto entre o espanhol Rafael Nadal, líder do ranking mundial, e o gigante croata Ivo Karlovic, que duelam ainda nesta quinta-feira.
Com a vaga nas semifinais, o argentino já alcança sua melhor campanha em Indian Wells. Seu melhor desempenho, até então, era alcançar as quartas de final em 2009, quando foi eliminado justamente por Nadal, que triunfou em sets diretos com parciais de 6/2 e 6/4.






Del Potro nem precisou entrar em quadra para se classificar para as semifinais de Indian Wells.

Sharapova comete 13 duplas faltas, mas passa por chinesa

Maria Sharapova cometeu 13 duplas faltas e teve seu serviço quebrado cinco vezes nesta quinta-feira, mas conseguiu escapar da eliminação no WTA de Indian Wells. Superior nas trocas de bola, a russa fez 6/2, 5/7 e 6/3 na chinesa Shuai Peng (36 do mundo) e garantiu uma vaga nas semifinais do importante torneio californiano.
Campeã de Indian Wells em 2006, Sharapova, que já foi líder do ranking mundial, terá pela frente agora a atual número 1 do mundo, Caroline Wozniacki. A jovem dinamarquesa de 20 anos, três a menos do que a russa, venceu nesta quinta-feira graças à desistência de Victoria Azarenka.
Após passar cinco semanas fora de ação por causa de um problema respiratório, Sharapova terá a chance de retornar ao top 10 se passar por Wozniacki. A dinamarquesa, por outro lado, já garantiu a liderança do ranking até a semana do dia 4 de abril.
O último jogo entre as duas foi no US Open do ano passado, nas oitavas de final. Na ocasião, Wozniacki levou a melhor por 6/3 e 6/4. A dinamarquesa, que ainda não tem um título de Grand Slam no currículo, acabou eliminada nas semifinais em Flushing Meadows.



















Maria Sharapova cometeu 13 duplas faltas contra Shuai Peng.

Nadal leva 23 aces, mas avança em Indian Wells

Ivo Karlovic, 2,08m de altura e dono do saque mais rápido da história, fez o possível. Disparou 23 aces, subiu à rede o tempo todo e pressionou Rafael Nadal até o limite. O número 1 do mundo, contudo, manteve o equilíbrio e triunfou em um dramático tie-break. No fim, o espanhol venceu por 5/7, 6/1 e 7/6(7) e passou às semifinais do Masters 1.000 de Indian Wells.
Nadal agora encontrará Juan Martín Del Potro, que avançou também nesta quinta-feira, mas sem tanto drama. Por causa de uma lesão na coxa esquerda, seu adversário, o espanhol Tommy Robredo, não teve condições de jogo e cedeu a vitória por WO.
O número 1 do mundo busca seu terceiro título no importante torneio californiano. Nas últimas cinco temporadas. Nadal foi eliminado nas semifinais em anos pares (2006, 2008 e 2010) e levantou o troféu nos anos ímpares(2007 e 2009).





Rafael Nadal conseguiu devolver o saque forte de Karlovic nas horas decisivas.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Federer tem trabalho diante de revelação, mas vence na Califórnia

Roger Federer não teve vida fácil. Diante de um inspirado Ryan Harrison, 18 anos e número 152 do mundo, o suíço precisou de um tie-break e um duro segundo set para triunfar por 7/6(4) e 6/3 nesta quarta-feira e garantir sua vaga nas quartas de final do Masters 1.000 de Indian Wells. O jogo teve 1h25m de duração.

Campeão do torneio californiano de 2004 a 2006, o atual vice-líder do ranking dará seu próximo passo contra o compatriota Stanislas Wawrinka (14 do mundo), que vem de uma bela vitória sobre o tcheco Tomas Berdych (7) por 3/6, 6/4 e 6/4.
Confrontos diretos dão enorme a Federer contra Wawrinka. Em oito jogos até agora, o melhor tenista suíço tem sete triunfos. O último deles foi em janeiro deste ano, no Australian Open, e Federer venceu por fáceis 6/1, 6/3 e 6/3.
Dono de ótimos saques, devoluções fortíssimas e um sólido jogo de base, Harrison pecou pela inexperiência. Nervoso, o americano faz duas duplas faltas logo no primeiro game e cedeu uma quebra de saque. Aos poucos, porém, o adolescente foi se soltando e ganhando confiança.
Quando Federer sacou para o primeiro set, em 5/4, o tenista da casa conseguiu uma quebra e igualou o placar. Harrison só não conseguiu manter a vantagem e perdeu seu saque em seguida. Suas devoluções o salvaram de novo e, com nova quebra, esta no 12º game, o americano forçou o tie-break.
No game de desempate, valeu a consistência de Federer, que não vacilou. Quando Harrison perdeu um ponto em seu serviço e deixou que o suíço sacasse em 5/4, o número 2 do mundo venceu os dois pontos seguintes e fechou a parcial em 7/6(4).
Harrison continuou lutando no segundo set, mas sua correria não foi suficiente para desestabilizar o favorito. Federer conseguiu a primeira quebra da parcial no sexto game e, em seguida abriu 5/2 ao confirmar seu serviço. Jogando ainda mais solto, o número 2 do mundo aproveitou o embalo e, no oitavo game, chegou a três match points. Sem desistir, o americano salvou todos e ainda confirmou seu saque.
Na sequência, entretanto, Federer não deu mais chances. Com um game quase perfeito, fechou o set em 6/3 e garantiu sua vaga nas quartas de final de Indian Wells.






Roger Federer disparou dez aces ao longo do jogo.

Djokovic atropela mais um e persegue a vice-liderança do ranking

Três jogos, três pneus aplicados. Seis sets disputados, apenas seis games perdidos. Novak Djokovic continua arrasador no Masters 1.000 de Indian Wells e fez mais uma vítima nesta quarta-feira. O também sérvio Viktor Troicki, número 18 do mundo, venceu apenas um game e foi atropelado pelo compatriota por 6/0 e 6/1.
Com o triunfo, Djokovic, que soma 15 vitórias e continua invicto na temporada, segue firme rumo à vice-liderança do ranking mundial. Em Indian Wells, ele tem a chance de ultrapassar Roger Federer, atual número 2 na lista da ATP. Para que isto aconteça, o sérvio precisa alcançar a final do torneio ou apenas chegar às semifinais, desde que o suíço perca antes das quartas.
Garantido nas quartas de final do torneio californiano, Djokovic espera seu próximo adversário, que sairá do jogo entre o americano Andy Roddick (8 do mundo) e o francês Richard Gasquet (21).
No jogo desta quarta, Nole aumentou seu domínio nos confrontos diretos com Troicki. Em nove partidas disputadas, Djokovic acumula oito vitórias. Troicki levou a melhor apenas no primeiro duelo, que aconteceu no ATP de Umag, em 2007.







Novak Djokovic, campeão do Australian Open e do ATP 500 de Dubai este ano.

Del Potro sofre, mas elimina Kohlschreiber; Roddick e Berdych caem

O argentino Juan Martín Del Potro está mostrando que quer voltar "pra valer" ao circuito. Após um título no ATP de Delray Beach depois de um longo tempo fora das quadras, em função de uma lesão, o tenista teve muitas dificuldades nesta quarta-feira, mas eliminou o alemão Philipp Kohlschreiber por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (7-3) e 7/6 (9-7), e avançou às quartas de final do Masters 1000 de Indian Wells.
O 90º no ranking da ATP começou melhor o primeiro set, apesar do placar acirrado, e se impôs no tie-break. Na segunda parcial, abriu dois games de diferença, mas deixou seu adversário se recuperar. Com 5 a 5 no placar, a partida se arrastou novamente até o tie-break, quando o argentino conseguiu uma grande virada, dominando a disputa e fechando o set e a partida com um belo ace, que arrancou muitos gritos do tenista.
Na próxima fase, Del Potro enfrentará o espanhol Tommy Robredo, 28º do mundo, que venceu o norte-americano Sam Querrey por 7/5 e 6/4, também nesta tarde. Esta será a terceira partida entre os tenistas. O sul-americano nunca perdeu para o rival.





Argentino vibra com vaga nas quartas de final.




No duelo de cabeças de chave, o francês Richard Gasquet levou a melhor sobre o norte-americano Andy Roddick. Nervoso, o tenista dos Estados Unidos reclamou com o juiz de cadeira, descontou na raquete, porém não conseguiu evitar a derrota em 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 7/6 (7-5).
No primeiro set, Roddick, famoso pela violência de seus saques, reclamou do sistema eletrônico, que apontou rede em alguns de seus lances. Irritado, ele soltou "cobras e lagartos" à arbitragem.
Após ter o serviço quebrado e ver o primeiro set longe de seu alcance, o atual número oito do mundo descontou sua raiva na raquete, rachando-a no chão, e recebeu uma advertência do juiz. Mesmo jogando em casa, Roddick acabou sendo vaiado pelos torcedores presentes.
Na segunda parcial, Roddick esboçou uma reação, impôs quebras e teve a favor três sets points no 11º game (quando estava vencendo por 6/5). Porém Gasquet reverteu a situação e eliminou o esquentado dono da casa.
Com o resultado, Gasquet - que deixou o retrospecto entre os dois em 3 a 2 para Roddick - encarará o sérvio Novak Djokovic.

Um pouco mais tarde, o checo Tomas Berdych, algoz do brasileiro Thomaz Bellucci, foi eliminado do torneio norte-americano.
Em 2h40 de partida, ele foi derrotado de virada pelo suíço Stanislas Wawrinka, que triunfou com parciais de 3/6, 6/4 e 6/4, e enfrenta nas quartas de final o vencedor do embate entre Roger Federer e o local Ryan Harrison.

Em noite ruim, Nadal passa com dificuldades sobre indiano

Rafael Nadal sofreu mais do que o esperado na noite desta quarta-feira, no Masters 1.000 de Indian Wells. Após um começo recheado de erros, o número 1 do mundo escapou da derrota e eliminou o indiano Somdev Devvarman (84 do ranking) por 7/5 e 6/4. O resultado coloca o tenista espanhol nas quartas de final do importante torneio californiano.

O próximo adversário de Nadal em Indian Wells será o croata Ivo Karlovic (239), de 2,06m de altura, que vem fazendo uma campanha surpreendente na Califórnia. Após um começo de temporada com três triunfos e sete revezes, o ex-top 20 chegou a Indian Wells e derrotou David Ferrer (6), Gilles Simon (31) e Albert Montañés (26).

Campeão duas vezes em Indian Wells, Nadal segue em busca do tricampeonato do torneio. Nas últimas cinco temporadas, o espanhol foi eliminado nas semifinais nos anos pares (2006, 2008 e 2010), mas levantou o troféu nos anos ímpares (2007 e 2009).
Nesta quarta, o número 1 do mundo entrou em quadra de forma atipicamente errática. Nadal perdeu seu serviço logo no primeiro game e, embora tenha devolvido a quebra, jamais mostrou-se à vontade no set inicial. Devvarman chegou a ter um break point no 11º game - sacaria para fechar o set em seguida -, mas o favorito se salvou. Em seguida, Devvarman abriu o 12º game com uma dupla falta. Nadal cresceu, conseguiu a quebra e venceu o set.
A segunda parcial foi bem parecida. Nadal já não errava tanto e confirmava seu serviço com tranquilidade, mas passou um aperto no nono game, com o placar em 4/4 e 0/30. O número 1 do mundo, então, foi perfeito. Primeiro, venceu quatro pontos seguidos e confirmou o saque. Depois, capitalizou no game seguinte, com mais quatro pontos seguidos - depois de Devvarman mais uma vez começar o serviço com uma dupla falta.






Rafael Nadal cometeu mais erros do que de costume nesta quarta-feira em Indian Wells.

Após três games Azarenka desiste e Wozniacki vai à semifinal

Depois de apenas três games, Victoria Azarenka abandonou sua partida nas quartas de final do WTA de Indian Wells. A lesão na perna esquerda da bielorrussa deu à número 1 do mundo, Caroline Wozniacki, uma vaga tranquila nas semifinais do torneio californiano.
Azarenka começou bem o jogo e teve quatro break points logo no primeiro game. Wozniacki se salvou e manteve o bom ritmo para quebrar o serviço da adversária em seguida. Com o placar em 2/0, a bielorrussa sentiu fortes dores na coxa durante o segundo ponto, quando pisou de mau jeito com a perna esquerda. Ela foi ao chão e pediu atendimento médico na hora.
Após receber tratamento fora de quadra, Azarenka voltou e ainda disputou outros dois pontos, mas já estava nitidamente sem condições de jogo e abandonou. Wozniacki agora espera o jogo entre a russa Maria Sharapova (18 do mundo) e a chinesa Shuai Peng (36).
Com a vitória desta quinta-feira, a dinamarquesa garante sua permanência como número 1 do mundo até o dia 4 de abril - depois do WTA de Miami, que começa na próxima semana. Ela estenderá sua liderança do ranking para 25 semanas.










Victoria Azarenka é atendida e levada para fora de quadra.

terça-feira, 15 de março de 2011

Nadal passa por cima de qualifier e avança às oitavas em Indian Wells

Na segunda rodada do Australian Open, há cerca de dois meses, Ryan Sweeting venceu apenas quatro games diante de Rafael Nadal. Os dois se reencontraram nesta segunda-feira, no Masters 1.000 de Indian Wells, e pouca coisa mudou. O número 1 do mundo novamente cedeu apenas quatro games e triunfou com tranquilidade por 6/3 e 6/1.
Na segunda rodada do Australian Open, há cerca de dois meses, Ryan Sweeting venceu apenas quatro games diante de Rafael Nadal. Os dois se reencontraram nesta segunda-feira, no Masters 1.000 de Indian Wells, e pouca coisa mudou. O número 1 do mundo novamente cedeu apenas quatro games e triunfou com tranquilidade por 6/3 e 6/1.
Nadal joguo um tênis agressivo do começo ao fim do jogo desta segunda-feira (Foto: Getty Image)O resultado coloca Nadal mais uma vez nas oitavas de final do torneio californiano. O espanhol tem retrospecto impressionante no torneio e não perdeu antes das semifinais nos últimos cinco anos. Em 2006, 2008 e 2010, Nadal não chegou à final. Em 2007 e 2009, levantou o troféu, com vitórias sobre Novak Djokovic e Andy Murray, respectivamente.
Até agora, o número 1 cedeu apenas seis games nos dois jogos que disputou em Indian Wells. Em sua estreia, na segunda rodada, Nadal fez 6/0 e 6/2 sobre o sul-africano Rik De Voest. O próximo adversário no caminho do espanhol será o indiano Somdev Devvarman(93 do mundo), que derrotou o belga Xavier Malisse(51) por 6/1, 3/6 e 7/6(5).


Correndo por fora, Juan Martín Del Potro derrubou mais um cabeça de chave em Indian Wells e também avançou às oitavas de final do torneio. O argentino, campeão do US Open em 2009 e atual número 89 do mundo, derrubou o ucraniano Alexandr Dolgopolov, 23º colocado no ranking mundial e 20º cabeça de chave do torneio, por 7/6(3) e 6/3.

Dois dias antes, Del Potro havia superado o croata Ivan Ljubicic, 16º do ranking e atual campeão do Masters 1.000 de Indian Wells, por 5/7, 6/4 e 6/2.

O próximo adversário do argentino será Philipp Kohlschreiber (35), outro azarão. Nesta segunda, o alemão protagonizou a maior zebra da rodada e eliminou o número 4 do mundo, Robin Soderling.



Confira outros resultados:




1] R. Nadal (ESP) 2 x 0 [Q] R. Sweeting (EUA) 6/3 e 6/1
[32] P. Kohlschreiber (ALE) 2 x 0 [4] R. Soderling (SUE) 7/6(8) e 6/4
[23] A. Montanes (ESP) 2 x 1 [11] N. Almagro (ESP) 4/6, 6/2 e 6/4
J. Del Potro (ARG) 2 x 0 [20] A. Dolgopolov (UCR) 7/6(3) e 6/3
[25] T. Robredo (ESP) 2 x 0 [Q] D. Young (EUA) 6/0 e 6/4
[9] F. Verdasco (ESP) 0 x 2 [21] S. Querrey (EUA) 5/7 e 4/6
[28] G. Simon (FRA) 0 x 2 I. Karlovic (CRO) 3/6 e 3/6
[Q] S. Devvarman (IND) 2 x 1 X. Malisse (BEL) 6/1, 3/6 e 7/6(5)









Nadal é agressivo e consistente o jogo inteiro e ganha sem dificuldades do norte-americano Ryan Sweeting.

Bellucci perde para top 10 Berdych e dá adeus em Indian Wells

O brasileiro Thomaz Bellucci perdeu para o checo Tomas Berdych e não conseguiu chegar as oitavas de final do Masters 1000 de Indian Wells. Nesta terça-feira, o tenista paulista foi derrotado por 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/2.
Inferior ao adversário, Bellucci assistiu Berdych ditar o ritmo e impor a superioridade na disputa. Os dois começaram bem o duelo, mas o brasileiro resistiu apenas até o oitavo game, quando cedeu a quebra. Na sequência, o tcheco confirmou o saque e fechou o set.
A segunda parcial começou com uma quebra de Berdych, após dupla falta de Bellucci. O brasileiro, número 29 do mundo, continuou mal na partida e deixou o adversário abrir 4/1. Com a vantagem, o checo teve tranquilidade para fechar o duelo com um 6/2.
Com a vitória, o número 7 do ranking da ATP segue no torneio disputado na Califórnia e agora encara o vencedor do jogo entre o croata Marin Cilic(20º) e o suíço Stanislas Wawrinka(14º).
O resultado deu o terceiro triunfo de Berdych sobre Bellucci, que venceu o tcheco em apenas uma oportunidade.









O paulista Thomaz Bellucci não teve recursos para mudar o panorama da partida contra o tcheco.

Federer e Djokovic avançam nas duplas nos Estados Unidos

A segunda rodada do Masters 1000 de Indian Wells foi encerrada com jogos de duplas envolvendo dois dos maiores tenistas da atualidade. O suíço Roger Federer e o sérvio Novak Djokovic venceram suas partidas e avançaram no torneio norte-americano.
O segundo melhor tenista do mundo se juntou novamente ao compatriota Stanislas Wawrinka para enfrentar os franceses Julien Benneteau e Richard Gasquet. Os dois tenistas top 15 do ranking sofreram para vencer apenas por 2 sets a 1, em parciais de 6/3, 4/6 e 10-8.
Federer e Wawrinka não chegaram a ser ranqueados como cabeças de chave na competição, mas haviam vencido o bielorrusso Max Mirnyi e o canadense Daniel Nestor na primeira fase, e agora irão enfrentar o vencedor do confronto entre os israelenses Jonathan Erlich e Andy Ram contra Mark Knowles, de Bahamas, e Michal Mertinak, da Eslováquia.
Já Novak Djokovic se juntou ao compatriota e top 20 Viktor Troicki, companheiro de Copa Davis, para enfrentar a dupla formada pelo polonês Lukasz Kubot e o austríaco Oliver Marach, e venceram por 2 sets a 1, em parciais de 6/2, 4/6 e 10-7.
Na fase quartas de final, Djoko e Troicki aguardam o vencedor do confronto entre os indianos Mahesh Bhupathi e Leander Paes contra Rohan Bopanna, também da Índia, e o paquistanês Aisam-UL-Haq Qureshi.
Os brasileiros Marcelo Melo e Bruno Soares perderam na primeira fase da competição, para os irmãos britânico Andy e Jamie Murray. Thomaz Bellucci se juntou ao norte-americano Ryan Harrisson e tamém não teve sorte, ao cair ante os croatas Marin Cilic e Ivo Karlovic, também na estreia na competição de duplas.


















Assim como em simples, Djokovic pede apoio à população japonesa na bandagem do seu joelho.

Federer não dá chances para argentino e avança nos EUA

"Jogue todas as bolas altas na esquerda", "faça saque e voleio" e até "dê três tiros no peito dele" foram algumas das muitas táticas sugeridas no Twitter para Juan Ignacio Chela. Nenhuma delas funcionou. O argentino, que havia pedido ajuda aos fãs no site de microblogs, levou um pneu e acabou atropelado por Roger Federer. O suíço fez 6/0 e 6/2 em 58 minutos nesta terça-feira e avançou às oitavas de final do Masters 1.000 de Indian Wells.
A vitória foi a sexta de Federer sobre o "freguês" argentino em seis partidas. Em todos os duelos até agora, Chela só venceu um set. Classificado para as oitavas, o suíço, atual número 2 do mundo, espera para enfrentar o vencedor do jogo entre a sensação canadense Milos Raonic, de 20 anos e número 37 do mundo, e o americano Ryan Harrison.
Tricampeão em Indian Wells (2004, 2005 e 2006), Federer vem fazendo um ótimo começo de temporada. Nos três torneios que disputou, foi campeão do ATP 250 de Doha, chegou às semifinais no Australian Open e foi vice no ATP 500 de Dubai. Suas duas derrotas em 2011 ocorreram diante do sérvio Novak Djokovic, que ainda está invicto na temporada.








Roger Federer acabou fazendo dois aces no jogo.

Djokovic atropela Gulbis em menos de uma hora e se mantém invicto

Quem vai parar Novak Djokovic em 2011? Ernests Gulbis, com certeza, não. O sérvio número 3 do mundo atropelou o letão (34 do ranking) por 6/0 e 6/1 em apenas 54 minutos, conquistou sua 14ª vitória consecutiva na temporada e avançou às oitavas de final do Masters 1.000 de Indian Wells.
Com o triunfo desta terça-feira, Djokovic, manteve sua invencibilidade em 2011. Campeão do Australian Open e do ATP 500 de Dubai, o sérvio pode deixar Indian Wells com o posto de número 2 do mundo. Para isso, ele precisa alcançar a final ou chegar pelo menos à semifinal desde que Federer seja derrotado antes das quartas.
Assim como fez em sua estreia no torneio, Djokovic fez questão de lembrar do recente terremoto no Japão. Na bandagem que usou no joelho esquerdo, o tenista sérvio escreveu uma mensagem de apoio à população do país asiático.
Djokovic agora vai enfrentar seu compatriota Viktor Troicki (18), que derrotou o francês Michael Llodra (27), por duplo 6/3 em jogo realizado também nesta terça-feira.









Novak Djokovic conquista mais uma vitória em 2011.

Zvonareva é eliminada em Indian Wells em jogo de três horas

A russa Vera Zvonareva é a primeira favorita a ser eliminada do Masters 1000 de Indian Wells. A número 3 do ranking da WTA perdeu pela primeira vez na carreira para eslovaca Dominika Cibulkova nesta segunda-feira, por 4/6, 7/6 (7/4) e 6/4, e deixou a competição.
Zvonareva vinha de um título em Doha em cima da número 1 Caroline Wozniacki. Cibulkova, por sua vez, enfrenta nas oitavas de final a belga Yanina Wickmayer, que virou sobre Kaia Kanepi, da Estônia, com parciais de 3/6, 6/4 e 6/1.
Também nesta madrugada, a israelense Shahar Peer também virou sobre a russa Anastasia Pavlyuchenkova e avançou após 2/6, 6/3 e 7/5.










A derrota de Vera Zvonareva é a segunda favorita a ser eliminada nos EUA.

Clijsters abandona em Indian Wells e Wozniacki se mantém na ponta do ranking

Kim Clijsters venceu o primeiro set de seu jogo contra a francesa Marion Bartoli, mas não suportou as dores no ombro direito e abandonou a partida desta terça-feira, válida pelas oitavas de final do WTA de Indian Wells, nos Estados Unidos. O placar mostrava 6/3 e 1/3 quando a ex-número 1 se retirou de quadra.
Perdendo o segundo set por 2/1, Clijsters pediu atendimento médico e recebeu uma massagem na região dolorida. A belga voltou para o jogo e viu Bartoli confirmar seu serviço mais uma vez. Na sua vez de sacar, Clijsters cometeu uma dupla falta e desistiu.
O resultado, além de garantir a vaga de Bartoli nas oitavas, assegura que Caroline Wozniacki manterá sua posição como número 1 do mundo. A liderança da dinamarquesa estava em jogo nesta semana, e Clijsters voltaria ao topo com uma campanha melhor do que a da atual líder.
Bartoli, atual número 17 do mundo, enfrentará a sérvia Ana Ivanovic, 21ª do ranking, que venceu o duelo sérvio com Jelena Jankovic também nesta terça-feira por 6/4 e 6/2.









Kim Clijsters recebe atendimento médico antes de abandonar a partida.

Ivanovic elimina sua compatriota Jankovic na Califórnia

A sérvia Ana Ivanovic eliminou nesta terça-feira sua compatriota Jelena Jankovic do Masters 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos, com uma vitória por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/2, e vai encarar a italiana Marion Bartoli(17ª do ranking), que derrotou Kim Clijsters por a belga ter desistido no 2º set alegando dores no ombro.
Com 1h24 de partida, a musa sérvia conseguiu seu melhor resultado no ano, uma vez que não teve o desempenho esperado nos Abertos da Austrália e de Dubai, caindo já na estreia. Em Pattaya City, chegou apenas às quartas.
Jankovic, por sua vez, é a atual campeã do torneio californiano e era a favorita para o duelo, mas foi totalmente dominada em quadra. A número 6 do mundo tomou uma quebra logo em seu primeiro game no serviço e não conseguiu se encontrar na partida. Com 3/4 no placar, pediu auxílio do seu treinador, mas não teve forças para reagir, apesar da quebra obtida na segunda parcial.









Ana Ivanovic vibra com sua sétima vitória em dez jogos com a rival.